Fundo de batalha animado

Nesta tutorial vou ensinar algo básico do Rpg Maker 2003, como tornar o fundo de batalha animado como um panorama de mapa.


Fonte: http://tanatosmaker.forumeiros.com/t28-2k3-criando-backdrops-animados

Vá no DataBase (banco de dados [F8]), logo após clique na aba “terrenos” (terrain), escolha ou crie um novo backdrop e mude de “Estático” (padrão) para “Ativo” (Frames).
http://tanatosmaker.site90.net/rpgmaker/tutorial/backdrop_animado/bm01.png


Após clique em Definir no primeiro plano, escolha a imagem “Frames”
http://tanatosmaker.site90.net/rpgmaker/tutorial/backdrop_animado/bm02.png


Defina sua velocidade em loops, com números negativos ela corre ao contrário, funciona exatamente igual ao Panorama, só que para batalhas.
http://tanatosmaker.site90.net/rpgmaker/tutorial/backdrop_animado/bm03.png







 Criando dois Frames:
Pode haver dois Frames, diferente do Backdrop que pode ser apenas 1.
Lembrando isso só dá para ser defeinido nos terrenos, não no Start Combat.
Agora passarei uns exemplos do que que pode ser feito com Frames.
Primeiro baixe a engine, logo após extraia e copie os arquivos da pasta frame para um novo projeto, abra ele pelo RPG Maker e vá na aba de Terrenos.

Nas estrelas:
importe a imagem Space.png para pasta Frames, dai defina sua velocidade 5 para loop horizontal e 5 para vertical, agora teste no jogo.

Nuvens Animadas:
Defina o primeiro Plano como nuvens.png velocidade do loop horizontal de 4 a 6 (a sua preferência).
Dai defina o segundo plano como Gramado.png sem loop.
Dai pra frente basta utilizar a imaginação, fazer coisas diferentes, fazer como se estivesse
sendo disparados para o Céu, caindo no Inferno, fugindo de um trem que nem no FFVI (FFIII Snes), enfim se usar apenas o que passei é ignorância, esses exemplos são apenas para entender como funciona os Frames nas batalhas.