Jogo de plataforma com pulo para Rm2k/2k3

Este é um sistema básico feito para quem não quer ter muito trabalho na criação e adaptação de um sistema desses, o sistema é totalmente feito por eventos, um sistema perfeito desses é totalmente feito por Pictures e Variáveis.
A jogabilidade para muitos pode parecer PERFEITA, mas não é, no mínimo é funcional, este não é aquele mesmo sistema antigo que eu tinha feito por eventos com vídeo no Youtube este é bem mais simples e com o mesmo potencial.

Engine: Rm2k, Rm2k3 e RmXP

Download (Rm2k/2k3):
http://tanatosmaker.site90.net/?url=Qe_OZ7k5ca/Rm2k-SuperMario-2D-Platform.html

Definir a altura do pulo:
Set a variável “0019:Maximo-Tiles-Subir” para definir a
altura, de preferência antes do sistema se iniciar, assim
você poderá variar o pulo por personagem, igual na “demo”,
se você deixar com 0 ele simplesmente não pulará.
Recomendo 6.

Autotiles:
Os oito autotiles correspondem as oito variações de ID de
terreno possíveis, todas devem ficar com o gráfico em
branco, não importa o Layer que você as use, elas sempre
serão prioritárias.
http://tanatosmaker.site90.net/rpgmaker/map-system/action-map/id-terrains-in-tileset.png
*Autotile 0: Ele serve para locais onde o personagem poderá cair,
em geral em quase todo o mapa.
*Autotile 1: Ele serve para locais onde será considerado chão e
sempre devem ficar um tile acima do gráfico de chão dependendo
do estilo de jogo que você crie.
*Autotile de 2 a 7: Nunca use eles, servem para mais funções
que ainda não foram criadas, como água, vento forte, entre
outros que tem de ser criados ainda por eventos.


Eventos de mapa

Bloqueio-UpKey:
Este evento tem duas funções.
*Página 1:
Aqui inicia o sistema automaticamente, impedir o uso do
menu padrão do jogo.
*Página 2:
Aqui é impede que o personagem suba caso o jogador
pressione a tecla “seta cima”.
*Página 3:
Aqui liberá a subida do personagem caso aperte a
tecla de pulo.

CAIXA – BASICO
É uma simulação básica daquelas caixinhas que tem itens,
aquelas com ponto de interrogação nos jogos do SuperMario.

CAIXA – Flower
Igual ao evento CAIXA – BÁSICO, só que tem um item dentro.
Como não existe efeito de Flash em eventos eu fiz por
animação de batalha.


Eventos comuns

Terreno e Bloqueio
Este evento faz com que o evento de mapa “Bloqueio-UpKey”
sempre fique um Tile acima do personagem e define a ID de
terreno atual do personagem para saber se ele “Caí” ou fica
“parado”.

Direção e Movimento
Este evento tem duas funções, uma define a posição do
gráfico dependendo do direção em que o personagem se
virar, sendo elas apenas direita e esquerda e a outra
é fazer o personagem cair caso não tenha chão abaixo
dele.

Char (Grafico-Frame)
Aqui você define o gráfico do personagem conforme a ação
executada(Pular, cair ou ficar parado e andar).
Mais gráficos podem ser adicionados conforme
seu conhecimento neste sistema.
Veja como o sistema é básico, não precisa de “condições”
para cada um dos personagens, basta apenas adicionar a
troca de gráfico dependendo do movimento realizado no
momento.

Pulando
Este evento cria a condição de Pulo caso aperte a tecla
definida em outro evento.
Não altere nada aqui exceto o som de pulo na condição de
switch 0005 (Som-de-pulo).

Tecla de Pulo
Basta alterar a condição de tecla para escolher outra.
Estás são as teclas padrões do Rpg Maker, mas com o
F1 você pode mudar do modo que preferir.
Siga os comentários para entender melhor.

Esperar.Frame
Aqui você define o intervalo a cada tile subido no pulo
ou a cada tile caído, seria um tipo de Frame Global.